sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Brasão do município de Colares

Brasão Municipal

    O Brasão: o primeiro Brasão do município foi criado no dia 06 de outubro de 1986 pelos professores:  Ademir G. Correa; Cleomar F. do Nascimento; Iolanda R. do Nascimento; e  Alcirema B. Malcher.
Brasão 1
    
          Possui o formato alinear, constando na parte superior o farol marítimo, tendo como base grandes rochas de pedras, representando um dos pontos pitorescos do município.
Na parte interna, sobre as ondas do mar encontra-se uma embarcação veleira, simbolizando a produção econômica do município (pesqueira).
Pela parte inferior consta de uma faixa branca que simboliza a paz da comunidade colarense, tendo em seu interior na região central, o nome do município.
Na extremidade direita o numeral 1986, ano de criação do referido escudo, e na extremidade esquerda o numeral 1961, ano de emancipação do município.


Brasão 2
      Em outubro de 2011, foram feitas alterações propostas pelas seguintes pessoas: Professora Historiadora Dra. Débora Martins Maria; Professor Walter Pereira Miranda e Professor Márcio José Aragão de Sousa, através do Projeto de Lei Indicativo nº. 001/2011, de 14 de outubro de 2011, aprovado no dia 15 de dezembro do mesmo ano. Foram adicionados ao Brasão os seguintes itens que compõem a história do município:

  •        O canhão que simboliza a defesa do território brasileiro pelos portugueses contra os invasores;
  •     A mandioca, que simbolizava a subsistência do povo e hoje faz parte da economia local.
  •    O laço de aliança entre duas nações: a nação Portuguesa e a nação Tupinambá;
  •        Os louros do café, cujas primeiras mudas plantadas no Brasil, foram em terras colarenses, e do cacau, importante cultura desenvolvida no município durante o período da colonização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário