As
oficinas de formação dos professores na Cidade de Colares, através do Programa
Escola de Vida Ribeirinha - EVRA, foi um grande sucesso.
As
oficinas aconteceram nas vilas de Colares e na sede, com a participação
significativa de professores da rede pública do Município, que se empenharam
para fazer o melhor trabalho, e mostrar o quanto é bom o trabalho em grupo na
dedicação do conhecimento de cada um Professor Ribeirinho.
CONFIRA O RESUMO DE
CADA OFICINA NAS VILAS
Jacaremanha:
A
oficina realizada em Jacaremanha ( vila de colares), foi não somente um sucesso
profissional, que enriqueceu os professores facilitadores e os participantes,
mas também uma oportunidade para debater sobre problemas afins que ocorrerem em
todas as vilas. Houve um compromisso admirável dos 15 integrantes da oficina,
que apesar das dificuldades do horário intensivo, não desfaleceram. Desta
oficina foram descobertos talentosos poetas e poetisas, cantores, críticos que
sabem o momento de realizar comentários construtivos. Gostaria de expressar o
meu agradecimento a todos os professores com que trabalhei nesta oficina
e dedicar-lhes uma palavra: " O
ensino dos sábios é fonte de vida, e afasta o homem das armadilhas da morte.
Pv13.14"
Continuem apesar das dificuldades da vida a serem não somente
professores, mas EDUCADORES, que formam para a vida.
CONFIRA O RESUMO DE
CADA OFICINA NA SEDE
Escola Municipal
Noêmia Maria
Na programação da
oficina de professores realizada na Escola Noêmia Maria em Colares no período
de 25 a 29 de junho de 2012 foi excelente. Aprendemos juntos a respeito de como
se trabalhar a Educação, Cidadania, Soberania, Amazonidade e Ribeirinho a partir das idéias
construídas ao longo da oficina pelos participantes. E foi com grande
satisfação que pudemos perceber nos professores facilitadores o interesse em
trabalhar os conceitos, temáticas e dinâmicas abordadas com os professores
participantes. Um exemplo interessante foi a percepção que os participantes
constataram durante a visita técnico-exploratório nas praias do Bacuri, Humaíta
e Rio Novo. E em seguida foi apresentada na sala as suas observações tanto
quantitativas quanto qualitativas. E foi enriquecedora essa atividade porque
foram debatidos diversas situações-problemas desses locais. Até porque os facilitadores
incentivaram bastante a interação entre as equipes e consequentemente
conseguiram chegar ao objetivo final da oficina que em minha opinião foi
adequar a educação com a realidade da ilha Colarense a partir da construção de
uma Escola de Vida Ribeirinha Amazônica ideal e que possivelmente possa ser
modelo para o Brasil.